segunda-feira, 21 de maio de 2007

DEPOIMENTO DE ÍCARO

"Falando em sepse e em choque séptico, vou aproveitar pra relatar uma experiência (ñ muito boa) que tive recentemente em um hospital de Salvador. Foi no sábado retrasado.. Entrei numa das enfermarias só pra ver se tinha um caso interessante pra estudar e me deparo com um homem de cerca de 35 anos com leptospirose na forma severa (D. de Weil), com icterícia IV/IV e IRA. Paciente em sepse severa mesmo: tinha taquicardia, taquipnéia, febre, rebaixamento do sensório, leucocitose às custas de PMN, disfunção hepática e renal, pH normal (acidose metabólica + compensação respiratória), BE cerca de -10, TA 110/80. Ñ tinha vaga na UTI. Fizeram para ele diálise peritoneal, SF 0,9% correndo muito vagarosamente e cateter de O2 nasal. Nada de ressuscitação volêmica, melhora do padrão ventilatório, acesso venoso central e outras coisas do SSC. Discuti sobre isso com os médicos q o assistiam, mas foi em vão.. E assim foi se passando o dia, lembro que chegaram a fazer lasix e vit K pra ele depois.. Como a cada 2, 3 horas eu ia lá acompanhar a sua evolução, além de colher HGA e medir a TA, ele já estava percebendo que eu estava ali pra ajudá-lo, de modo que ao fim do meu plantão, isso eu nunca vou esquecer, ele me perguntou: é vc quem vai ficar aqui de noite? Eu disse: não, mas outras pessoas vão vir pra cuidar de vc, certo?.. Neste sábado agora, quando cheguei ao plantão, perguntei sobre ele, e fui informado de ele falecera naquela noite às 04h.."